Dança Portuguesa recebe o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Maranhão

Dança mistura alguns elementos de outras expressões culturais na forma de dançar e montar os pares, como a quadrilha, o Cacuriá, a dança do Caroça e a dança do Boiadeiro.

A Dança Portuguesa, manifestação popular de herança lusitana, foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Maranhão. O título se deu por meio do Projeto de Lei 321/2022, de autoria da deputada estadual Detinha (PL).

LEIA TAMBÉM:

No Maranhão, a dança passou a ser inserida nas festividades juninas desde 1975, quando a filha de uma portuguesa, que morava em São Luís, decidiu juntar os amigos e fazer uma dança portuguesa na festa junina da escola.

Com o sucesso da apresentação, a mãe da aluna decidiu montar um grupo para ensinar a dança, nascia aí o primeiro grupo de Dança Portuguesa no Maranhão.

A Dança Portuguesa do Maranhão mistura alguns elementos de outras expressões culturais na forma de dançar e montar os pares, como a quadrilha, o Cacuriá, a dança do Caroça e a dança do Boiadeiro.

Os participantes da dança, geralmente, usam um figurino exuberante, com paetês, plumas, longas botas em veludo, capas e com bordados e cores variadas. As mulheres costumam usar meias, leques e lenços. Os trajes delas, em geral, são vestidos típicos de Portugal. Enquanto que os homens usam chapéus, luvas e bengala.

Mais em Cultura